Governo convida população para 2ª. Audiência Pública sobre a construção do novo Hospital de Urgência e Emergência de Rondônia

Audiência pública será dia 30, em formato online, às 14 horas (RO), com a participação do governador, secretário de Saúde e demais autoridades.

Para apresentar o projeto e a modelagem final de construção do novo Hospital de Emergência e Urgência de Rondônia (Heuro), o governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), realiza uma segunda audiência pública com objetivo de assegurar a participação da comunidade no processo de construção na nova unidade hospitalar que irá substituir o pronto-socorro João Paulo II, em Porto Velho. O evento será no próximo dia 30 (terça-feira), em formato online, às 14 horas.

O evento terá a participação do governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, do secretário de saúde, Fernando Máximo, a equipe técnica da Sesau, equipe da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), responsável pelo estudo, órgãos fiscalizadores, Assembleia Legislativa e sociedade civil. Essa será a última audiência pública antes da abertura do processo de licitação.

De acordo com Frederico Turolla, coordenador do estudo pela FESPSP, será apresentado o modelo final do projeto. A instituição contratada para conduzir o projeto de modelagem financeira, desenvolveu um estudo completo e detalhado de viabilidade econômica, financeira e social do Hospital.

“Esse modelo já incorpora duas grandes fontes de contribuições, uma da própria população e a outra das empresas, que participaram da sessão de sondagem de mercado de (Market Sounding) e de reuniões”, explica Turolla. A sessão de Market Sounding realizada, em São Paulo, no último dia 14 de maio, contou com a presença de mais de 100 investidores interessados no projeto. Já a primeira audiência pública, realizada no início do mês de março, em Porto Velho, atraiu mais de 200 representantes da sociedade civil.

Turolla ressalta a importância da participação da população nesta audiência pública, sendo a transparência em todo o processo de desenvolvimento do projeto uma das premissas do governo estadual. “Esse projeto de construção do Heuro é de extrema importância para Rondônia, nosso João Paulo II é antigo, as equipes estão trabalhando de forma incansável para que consigamos fazer a entrega desse novo hospital de forma transparente e legal”, como destacou o governador, coronel Marcos Rocha, em sessão anterior.

O projeto do Heuro prevê uma estrutura moderna com 399 leitos, um centro cirúrgico com 10 salas e 64 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), incluindo Hemodinâmica. A construção da nova unidade hospitalar irá substituir o pronto-socorro João Paulo II, em Porto Velho. A expectativa é que a obra seja concluída em até dois anos, sendo uma necessidade antiga da população.

Rondônia será pioneiro na construção de uma obra de hospital estadual no modelo chamado Built to Suit (BTS), ressaltou o Secretário Estadual de Saúde, Fernando Máximo, durante a sessão de sondagem de mercado de (Market Sounding), que também contou com a presença do governador coronel Marcos Rocha.

Frederico Turolla ressalta que o modelo Built to Suit (BTS) é muito comum em diversos países que contemplam programas de participação do setor privado em seus serviços de infraestrutura econômica e social, inclusive na área de saúde. A expectativa é que a obra do novo Hospital de Emergência e Urgência de Rondônia (Heuro), seja concluída em até dois anos, sendo uma necessidade antiga da população.

Para participar da audiência pública acesse pelo link: https://youtu.be/tKJS26DU3m8
O evento começará às 14 horas (horário de Rondônia) e 15 horas (horário de São Paulo).

Sobre a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP)
A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) é uma instituição de ensino e pesquisa sem fins lucrativos que tem mais de 80 anos e mantém cursos de graduação, pós-graduação e extensão na área de ciências sociais. A Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo, núcleo original da FESPSP, iniciou suas atividades em 1933. Atualmente, a instituição oferece bacharelados em Sociologia e Política, Biblioteconomia e Ciência da Informação e Administração. Na pós-graduação, são oferecidos cursos de especialização voltados para ciências humanas, com foco na a gestão e compreensão da realidade contemporânea, com destaque para o MBA em PPPs e Concessões, realizado em EAD e em parceria com a RedePPP e a LSE Enterprise, braço de educação executiva e consultoria da London School of Economics and Political Science. Além das atividades regulares de ensino, são oferecidos cursos especiais de caráter extensivo e complementar, bem como estudos e, projetos e pesquisas relacionadas relacionados à gestão, verificação, avaliação e planejamento de informações, conhecimento, problemas sociais e políticas públicas. A FESPSP, como a primeira escola de ciências sociais da América Latina, é pioneira no uso de conhecimento voltado para a compreensão da realidade social e sua transformação através da aplicação de instrumentos científicos, bem como por meio de um ensino que, embora ancorado na tradição, preocupa -se com uma inovação constante.

Categoria: